top of page
Torii Gates

Karatê - Do

Na Escrita Japonesa, significa: O Caminho das Mãos vazias.

KARA: Livres, vazias, limpas - Tê: Mãos - DÔ: Caminho

Antes de se falar em combate, em luta corpo a corpo, Karatê é antes de tudo, um estilo de vida.

  O Karatê é a arte marcial originada a partir das técnicas de defesa pessoal de Okinawa, tendo como base a filosofia do budô. Budô: é a via das artes marciais que procura a sabedoria através da prática e do conhecimento das técnicas corporais. Seus objetivos se traduzem na busca constante do aperfeiçoamento pessoal, contribuindo para a harmonização do meio onde se está inserido através de muita dedicação ao trabalho, treinamentos rigorosos e vida disciplinada.

  O Karatê proporciona não apenas o exercício físico de forma harmoniosa, mas desenvolve princípios de respeito ao adversário, domínio próprio, determinação e humildade.
  O Karatê vai além da luta, tem uma filosofia e envolve virtudes necessárias para uma atuação social positiva : União, Amizade, Respeito e Disciplina.

Origem

O precursor do Karatê foi Bodhi-Dharma, muito conhecido no Oriente, foi convidado pelo imperador chinês, para levar seus conhecimentos à China. Mas foi no Japão, mais precisamente na ilha de Okinawa, que o Karatê foi definitivamente sistematizado como a luta das mãos livres, ou melhor, sem armas.

  A história conta que no início do século XV, a fim de desencorajar qualquer golpe armado de grupos rivais, ordenou que todas as armas fossem confiscadas, tornando sua posse crime contra o Estado. Os treinamentos eram secretos e os alunos treinavam firmemente e, como as armas eram proibidas, procurava-se fazer com que as mãos e os pés fossem armas tão perigosas quanto as convencionais. Desta forma, aprimorou-se a técnica e começou-se a fazer uso de joelhos e cotovelos, além de aumentar cada vez mais a velocidade.

  O Karatê moderno foi aprimorado. Em 1922, já em Tóquio, passou a ensinar nas universidades e seus alunos se espalharam por todo o Japão.

  O Karatê chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, em 18 de Junho de 1908.

  Devido ao fato do Karatê ter sido praticado secretamente no passado, um grande número de estilos foi desenvolvido. 

Após a Segunda Guerra, o Karatê, espalhou-se para o mundo.

Santuário
bottom of page